Palestra explica importância da Inteligência Emocional

Encontro teve participação de aproximadamente 500 servidores municipais

Por Daniel Elias | 20/7/2012

Ter autocontrole e impedir que as tarefas e situações do dia a dia se transformem em problemas e dificuldades. Este foi o enfoque da palestra “Inteligência Emocional”, realizada nesta sexta-feira (20), pelo coach Fernando Rosa, no Auditório Jornalista Roberto Marinho. Cerca dos 500 funcionários compareceram ao evento, que tem ocorrido durante toda a semana, visando motivar os servidores públicos.

De acordo com Rosa, cada pessoa tem o poder de escolher como vai começar seu dia. “Você tem o direito de definir se será apenas mais um dia, se passará um bom dia ou se o mesmo ficará marcado como o melhor da sua vida. Isso tudo porque, quanto melhor você estiver com você mesmo, melhor atenderá aos contribuintes e ao seu colega de trabalho”, enfatizou.

Para explicar a “Inteligência Emocional”, ele explicou sobre cinco diferentes competências. São elas: autopercepção, autocontrole, automotivação, empatia e práticas sociais. “O sincronismo destes itens, ou até mesmo da maioria deles, permite que você haja com prudência na hora de exercer a sua função e consiga diagnosticar como agir com cada pessoa que está do seu lado, seja colega de trabalho ou contribuinte”, elucidou Rosa.

Um ponto fundamental que pode auxiliar neste equilíbrio emocional é a administração do tempo. Toda atividade tem como ser classificada em uma destas três esferas: importante, de urgência e circunstancial. “As atividades importantes são aquelas relevantes na nossa vida, que trazem resultados em curto, médio ou longo prazo. As de urgência aparecem sempre quando temos pouco tempo, causando pressão e estresse. Por fim, as circunstanciais, que entram no grupo das desnecessárias ou excessivas, onde gastamos tempo de forma inútil, especificou o coach master.

Inserida há apenas seis meses no quadro de funcionários públicos da Prefeitura, a agente administrativa Marivanda Santos Batista, lotada na Escola Municipal Ophélia Caccetari dos Reis, agradeceu a Administração Municipal pela oportunidade de participar das palestras. “Já estive em encontros como esse oferecidos por empresas privadas e posso dizer que esse me auxiliou mais, por ser mais direcionado. O ponto alto de hoje foi ele fazer a gente entender e tentar se colocar no lugar do usuário, que muitas vezes chega sem informação”, destacou.

Satisfeito com o que ouviu durante a palestra, o agente administrativo Alexandre Barbosa Malvares, lotado no Ginásio Magic Paula, disse que fez um balanço das informações recebidas e concluiu que já segue algumas recomendações ensinadas. “Isso me deixou contente. Além disso, a palestra me fez entender que precisamos conhecer a Prefeitura como um todo, pois somos nós a ponte entre a Administração Municipal e os moradores da Cidade”, finalizou.

BANCO DE IMAGENS - Confira no Banco de Imagens da Prefeitura de Praia Grande fotografias da palestra, clicadas pelo fotógrafo Jairo Marques: