Prefeito de PG é homenageado pelo 6º Grupamento de Bombeiros

Medalha Centenário foi entregue na manhã desta terça-feira (21)

21/2/2017

As parcerias realizadas entre a Administração Pública e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Corpo de Bombeiros, renderam homenagem ao prefeito de Praia Grande na manhã desta terça-feira (21) com a entrega da Medalha Comemorativa ao Centenário do 6º Grupamento de Bombeiros, realizada no Teatro Municipal Bras Cubas, em Santos.

A Medalha foi instituída em fevereiro de 1990, ano em que foi celebrado o centenário de criação da unidade, e é uma homenagem a personalidades civis e militares pelos relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros e à sociedade. Ao todo, 45 pessoas receberam a comenda.

Ao fazer um breve resumo sobre a trajetória do 6º GB, o comandante Eduardo Nocetti Holms destacou a importância de homens e mulheres que se mantêm 24 horas por dia a postos para sair de seus quartéis em uma emergência e também das parcerias com prefeituras, órgãos como Ministério Público e entidades privadas. “Esta é uma união que nunca deve ser desfeita”.

O comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Ricardo Garamboni também foi homenageado e afirmou que a unidade representa mais que uma unidade do Corpo de Bombeiros, mas tem um significado especial por ter sido o nascedouro não só da prevenção e combate a incêndios no Litoral de SP, mas também do Salvamento Marítimo. “Só falando em salvamento marítimo, a prevenção é responsável pelos níveis que temos hoje. No início da década de 90, morreram mais de 400 pessoas por ano nas temporadas nos 400 km de praias no Estado de SP. Hoje é abaixo de 40 por ano. De 97 pra cá, mais de 6 mil vidas foram preservadas. É só um exemplo do número de vidas que o valoroso 6º GB salvou”.

Entre as parcerias mantidas pela Prefeitura de Praia Grande com os Bombeiros está justamente a Operação Verão nas praias da Cidade, que consiste na contratação, por parte da Administração Municipal, de Guarda Vidas temporários.

O prefeito de Praia Grande se disse honrado e feliz em receber a homenagem. “Trata-se de uma instituição que conta com enorme respeito de toda a sociedade. Me sinto feliz por ter participado do processo que possibilitou que os números de mortes em nossas praias reduzisse tão significativamente. Além disso, há o trabalho de prevenção a incêndios por meio da fiscalização a prédios privados que é de extrema importância”.