1ª Semana da Cultura Caiçara acontece este mês em Praia Grande

Evento contará com diversas atrações culturais gratuitas de 25 a 31 de maio

3/5/2017

Foto Indisponivel

Promover o resgate e conhecimento sobre a cultura caiçara. Esse é o principal objetivo da 1ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande, que acontece de 25 a 31 de maio, com diversas atividades culturais gratuitas.

Aprovado na Câmara dos Vereadores da Praia Grande através da Lei 1.807 de 2 de Junho de 2016, o evento, que já acontece em algumas cidades da região e agora faz parte do Calendário Oficial do Município, mostra a importância da cultura caiçara na formação da sociedade atual.
-
A abertura da 1ª Semana da Cultura Caiçara acontece no dia 25, às 19 horas, no Teatro Serafim Gonzalez, com intervenções teatrais, apresentação musical com canções de Doryval Caymmi e palestra informativa. A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público em geral.
A exposição Olhar Caiçara, do fotógrafo de Cananéia, Paulo Cesar Franco, faz parte da programação da Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande e fica em cartaz na Galeria Nilton Zanotti de 10 a 31 de maio. A mostra reúne fotos de comunidades caiçaras e seus costumes, promovendo uma grande reflexão sobre o tema.

Além das apresentações de abertura e da exposição, a Semana contará com audiovisuais no Museu da Cidade, contação de histórias e ciranda para a criançada, vivência no Portinho, teatro, bate papo com pescadores e muita música. Todas as atividades são gratuitas e interativas, englobando vários aspectos da cultura caiçara de forma educativa e divertida.
Cultura Caiçara – São denominados caiçaras os povos habitantes do litoral do Sudeste e Sul do Brasil, formados através da miscigenação entre índios, brancos e negros. O caiçara tradicional vivia da pesca artesanal, agricultura rudimentar, caça e artesanato. Atualmente, diversas comunidades resistem à modernização, dando continuidade aos costumes antigos, acrescentando em sua rotina o ecoturismo como atividade para gerar renda às famílias dessas comunidades.

A pesca predatória e a especulação imobiliária vêm dificultando cada vez mais a permanência da cultura caiçara de raiz, fazendo com que o resgate e conhecimento dos costumes sejam cada vez mais importantes para a manutenção dos povos que ainda vivem sob a cultura de subsistência.

Programação – Confira a programação da 1ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande (programação sujeita a alterações):
10/05 – Abertura da Exposição “Olhar Caiçara”, de Paulo César Franco
19 horas – Galeria Nilton Zanotti (Palácio das Artes)

25/05 – Abertura oficial da 1ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande
19 horas – Teatro Serafim Gonzalez (Palácio das Artes)
- Intervenção Teatral com o grupo Corpo Híbrido
- Camerata de Violões do Palácio das Artes toca Doryval Caymmi
- Palestra

26/05 – Sexta-feira
20 horas – Sexta Musical Especial no Boqueirão

27/05 – Sábado
9 às 18 horas – Feira de Artesanato Especial Caiçara