1º Audiência - Educação
 
  Notícia do dia 13/10/2005
Boxe de Praia Grande é ouro com o “herói” Felipe Moledas
 

Felipe lutando e recebendo a medalha
  Uma página ímpar da história do esporte praiagrandense foi escrita na tarde desta quinta-feira, 13 de outubro, na cidade de Botucatu, sede dos 69º Jogos Abertos do Interior. Felipe Soares Moledas, 25 anos, aluno da Academia Rock Marciano, no bairro Caieiras, e que trabalha durante o dia como vidraceiro e na confecção de espelhos, conquistou a medalha de ouro no boxe, categoria pena (até 57 quilos).

Felipe venceu por pontos um atleta de ponta, da cidade de Santo André: Everton Santos Lopes, lutador treinado por um técnico de Cuba, país conhecido por ser um celeiro de grandes boxeadores. Humilde e emocionado, o medalha de ouro de Praia Grande tentou expressar o que sentia logo após a conquista.

“Eu fiz o meu trabalho. Vinha treinando muito e o meu objetivo era participar bem dos Jogos Abertos. Eu fui a ‘zebra’ do campeonato. Ninguém acreditava em mim, apenas o pessoal de Praia Grande. Queria agradecer ao meu treinador, o Márcio Martins, e aos meus companheiros de equipe. Esse título era um sonho antigo”, explicou o campeão.

Sobre o combate com o lutador de Santo André, Felipe Moledas afirmou que o cansaço com a maratona de lutas em dias seguidos foi um dos obstáculos a ser superados. “Todas as lutas foram difíceis, mas esta foi um pouco mais pelo desgaste da competição. Além disso, enfrentei um atleta de seleção brasileira, que tem todos os recursos”.

Agora, Felipe já projeta outros sonhos em suas carreiras, como participar de uma edição dos Jogos Abertos do Interior, em Praia Grande. “Espero que a cidade seja escolhida. Eu, com certeza, pretendo ganhar mais medalhas e também o ouro em minha cidade”, revelou.

O treinador Márcio Martins deixava transparecer em sua expressão a sensação do dever cumprido com o resultado obtido. “Corríamos atrás desse ouro faz tempo. Mas nunca havia sido possível por sempre termos pela frente atletas de ponta, de seleção, todos contratados. A conquista do Felipe foi merecida, ele mereceu ganhar. Logo, logo ele estará na seleção olímpica, já que os treinadores do Brasil conversaram com ele e, dentro de uns dois anos, ele será um atleta de ponta”, garantiu o treinador.

Márcio Martins explicou também qual foi a estratégia traçada para que Felipe conquistasse o título. “O adversário do Felipe já havia participado da seleção olímpica e eu disse pra ele tomar cuidado com o contra-golpe. Ele obteve esse resultado também por ter me escutado: ele foi pra cima na hora certa, contra-atacou na hora certa, fez os pêndulos nos momentos exatos. Quando o Felipe acuava o lutador de Santo André nas cordas era a hora em que ele trabalhava mais, atacando em seqüência. Ele repetiu isso em todos os rounds e somou mais pontos”.

Martins espera agora manter o bom desempenho do boxe praiagrandense nos próximos anos, culminando com uma possível competição em casa, nos Jogos Abertos do Interior de 2007. “Eu estou acreditando muito que Praia Grande será eleita como sede dos Jogos Abertos do Interior de 2007. Para nós será uma honra representar a Cidade mais uma vez. E o Felipe, se Deus quiser, vai continuar conosco para novas medalhas”, conclui Márcio.

Quem prestigiou a luta final de Felipe Moledas foi o secretário de Juventude, Esporte e Lazer de Praia Grande, que fez uma avaliação do ouro conquistado por Praia Grande. “Isso prova que a política desportiva de Praia Grande é correta. Temos dificuldades? Temos. Sabemos que ainda não estamos no ponto ideal, mas a nossa proposta é a médio e longo prazo”.

José Carlos falou também como torcedor, relatando os momentos de sofrimento na arquibancada. “Foi emocionante. O garoto tem energia, tem vontade e quer vencer na vida. Isso é importante. Tomara que possamos conseguir um apoio mais forte para que ele possa desenvolver a carreira dele”.

Alex Frutuoso