Programa Cidade Total tem início e atende Bairro Sítio do Campo

Série de serviços e ações de conscientização fazem parte das atividades

11/3/2019

As ruas e avenidas do Bairro Sítio do Campo foram invadidas, nesta segunda-feira (11), por equipes de diversas secretarias da Prefeitura de Praia Grande para execução de serviços que beneficiam diretamente a população. A movimentação, que chamou a atenção e recebeu elogios dos moradores desta região da Cidade, marcou o primeiro dia do Programa Cidade Total. A iniciativa da Administração Municipal é uma mega ação que levará diversos serviços de cidadania, manutenção e soluções de demandas a todos os bairros do Município.

As equipes de trabalhos se reuniram às 7 horas para o início das atividades. Os últimos detalhes foram acertados em pequenas reuniões entre os setores envolvidos. O ponto de partida das ações foi o Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, próximo do Terminal Rodoviário Tude Bastos.

Cerca de 400 servidores municipais estão atuando no Sítio do Campo, inicialmente, pelos próximos dez dias. O esquema especial conta ainda com máquinas pesadas, como caminhões e retroescavadeiras. Equipamentos como roçadeiras também são utilizados. Fazem parte do programa as seguintes secretaria municipais: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, conversou com as equipes e acompanhou de perto as atividades do primeiro dia do Cidade Total. O administrador municipal ressaltou o empenho em buscar soluções para algumas demandas apontadas em um levantamento feito pela Subsecretaria de Ações de Cidadania da Prefeitura. “Praia Grande é uma Cidade estruturada. O que estamos buscando agora é um aperfeiçoamento dos serviços. Essa ação, que ocorre de forma integrada, reforça a preocupação do Município em oferecer o melhor para os moradores”.

Mourão destacou ainda a importância da população se conscientizar e fazer sua parte, evitando descartar de forma irregular e em locais inapropriados lixo e entulho, por exemplo. “Vamos fazer um trabalho também de conscientização. Neste caso específico, a Cidade possui Ecopontos que podem ser utilizados gratuitamente. Mas cada um deve fazer sua parte. Existe uma minoria da população que faz as coisas erradas”.

Serviços - Eliminação do acúmulo de lixo e entulho, manutenção de calçadas, limpeza de canais, melhorias na iluminação pública, nas sinalizações de trânsito, pintura da guia (meio fio) e recolhimento de veículos foram apenas alguns dos serviços já realizados nesta segunda. Mas são muitas outras ações em andamento, como fiscalização sobre calçadas para melhoria na acessibilidade e mobilidade urbana, atuação de 50 agentes comunitários de saúde, vistorias para coibir e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além dos trabalhos voltados à população de rua.

Na esquina da Avenida Irmãos Adorno com a Rua Maria Luiza Lavalle, uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realizou a limpeza de um bueiro. Moradores do Sítio do Campo elogiaram esse e outros trabalhos. “O Cidade Total é importante porque ajuda a prevenir problemas, como pontos de alagamento. Mas as pessoas precisam colaborar também, não adianta só reclamar. Muita gente não contribui”, analisou a munícipe, Helenice de Oliveira.