Gripe: trabalhadores da educação, indígenas e pessoas com comorbidades e deficiência já podem se vacinar

Ginásio Falcão abre no fim de semana para imunização contra influenza, covid-19 e sarampo

Por Aline Gomes | 6/5/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

A Prefeitura de Praia Grande antecipa para este fim de semana a vacinação contra o vírus da gripe para os trabalhadores da educação, população indígena, indivíduos com deficiência e pessoas com comorbidades. O Ginásio Falcão (Avenida Presidente Kennedy, s/nº, Mirim) estará aberto no sábado (7) e no domingo (8), das 9 às 15h. Também estarão disponíveis as vacinas contra a covid-19 e sarampo para os públicos já liberados.

O Ginásio Falcão substitui o Ginásio Rodrigão, no Tupi, como o novo polo de vacinação aos finais de semana e feriados. O Ginásio Rodrigão volta a sediar atividades esportivas, com início nos Jogos da Melhor Idade (JOMI), que ocorrem entre 17 e 22 de maio em Praia Grande. De segunda a sexta-feira, a vacinação permanece nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), das 9 às 16 horas.

Gripe – Poderão receber a vacina contra influenza os trabalhadores da educação, população indígena, indivíduos com deficiência e pessoas com comorbidades, além dos grupos já liberados anteriormente: crianças de seis meses a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 anos. Os idosos poderão receber ao mesmo tempo a vacina contra a gripe e a quarta dose do imunizante contra a covid-19.

É necessário apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação. As gestantes precisarão mostrar também o comprovante de estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico). Já as puérperas deverão levar a declaração do nascimento da criança. Os trabalhadores da educação deverão apresentar o comprovante do local de trabalho no Município de Praia Grande. Pessoas com comorbidades precisarão levar um comprovante da condição de comorbidade por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que provocou surtos localizados no final de 2021.

As pessoas que tiveram covid-19 devem esperar 14 dias após a cura para se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra arbovirose devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para tomarem a vacina contra a influenza.

Sarampo – Deverão ser vacinadas contra o sarampo todas as crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Trabalhadores da saúde também poderão receber o imunizante contra o sarampo. No entanto, para esse grupo a vacinação é seletiva, ou seja, será avaliada a necessidade de cada pessoa de tomar as doses ou não, conforme a situação vacinal de cada um. Os profissionais deverão apresentar, além da identidade e da carteirinha de vacinação, documento que comprove trabalho em instituição de saúde.

Covid-19 – A vacinação contra a covid-19 continua aberta para os grupos já liberados. Poderão tomar a primeira e a segunda doses todas as pessoas acima dos 5 anos de idade que ainda não receberam o imunizante. É preciso apresentar documento com foto, carteira de vacinação e comprovante de residência.

A terceira dose também estará disponível para as pessoas acima de 18 anos. Gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto) que tenham entre 12 e 17 anos também poderão tomar a terceira dose. É necessário ter um intervalo mínimo de quatro meses após a vacinação com a segunda dose. Adolescentes imunossuprimidos de 12 a 17 anos também estão habilitados a tomar a terceira dose, desde que tenham completado dois meses de terem recebido a segunda dose.

Já a quarta dose contra a covid-19 permanece indicada a idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos acima de 18 anos, desde que já tenham completado quatro meses da terceira dose. Para mais informações sobre a vacinação contra a covid-19, lista de documentos, lista de comorbidades e locais de vacinação, acesse: www.praiagrande.sp.gov.br/coronavirus.