Plano Regional de Mobilidade e Logística é apresentado à população em audiência pública

Objetivo do plano é criar soluções para problemas do tema para os próximos 20 anos

Por Jaqueline de Marco | 8/12/2022

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (8) audiência pública de apresentação para população do Plano Regional de Mobilidade e Logística da Baixada Santista (PRMSL-BS). A ação está sendo coordenada pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), viabilizada por meio de um financiamento do Programa EUROCLIMA+, da União Europeia, com apoio das prefeituras da Região, como a de Praia Grande. O evento reuniu diversas autoridades do tema, como coordenador da Câmara Temática de Mobilidade e Logística da Agem e secretário de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, representando também a prefeita Raquel Chini.

O objetivo do plano regional é criar soluções para os problemas de mobilidade da Baixada Santista para os próximos 20 anos, envolvendo diversos aspectos, como transporte coletivo; infraestrutura rodoviária, hidroviária e ferroviária; integração regional; mobilidade a pé e por bicicletas, desigualdades socioespaciais; questões de gênero e raça; sustentabilidade e gestão pública.

O processo contou com 6 módulos durante sua elaboração. O primeiro chamado de “Planejamento” contou com a definição do plano de trabalho, coleta de dados iniciais, avaliação da mobilidade pós-covid-19, mapeamento dos atores interessados e elaboração do plano de Comunicação. O segundo módulo, “Diagnóstico”, teve coleta e análise de dados socioeconômicos, demográficos, institucionais e regulamentares, de infraestrutura e oferta de transporte, demanda por mobilidade e emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Na sequência, o módulo 3, “Prognóstico”, com definição da visão e objetivos estratégicos para os próximos 20 anos, elaboração de cenários de mobilidade para o curto, médio e longo prazos, modelagem, análise e comparação dos cenários. O quarto módulo, “Plano de Ação e Financiamento”, contou com a elaboração das medidas para a melhoria da mobilidade e da acessibilidade com avaliação de prioridades, estimativas de custo, financiamentos disponíveis, cronograma de implementação e plano de ação.

Já nos módulos 5 e 6, “Participação e Implementação”, está sendo realizada a gestão de processo de comunicação e participação social com atores institucionais e cidadãos através da organização de fóruns, oficinas, estratégias de capacitação e audiências públicas, como a realizada nesta quinta-feira (8).

Dentre os trabalhos previstos no plano de ação, dentro do PRMSL-BS, está o Programa Eixo de Mobilidade Sul, com a implantação de um novo sistema viário eixo de mobilidade sul, que consiste na implantação de um novo sistema viário de circulação para o Litoral Sul, apoiado em vias existentes e na faixa ocupada pela via férrea desativada entre Santos e Juquiá. O programa abrangeria os municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, com uma extensão total de praticamente 69 km.

Além disso, o Plano conta ainda com temas transversais (relacionados à mobilidade, ainda que indiretamente) onde se prevê a implantação do Programa de Apoio ao Fortalecimento Institucional para Gestão de Mobilidade dos Municípios da Baixada Santista que terá dentre os objetivos a mobilidade sem desigualdades, segura, saudável, integrada, viário e com Governança Integrada.

Após a audiência, os próximos passos vãos incluir, ainda neste mês de dezembro, a finalização do relatório de custos, do programa de implementação e relatório da Síntese no Modelo MobiliseYourCity. Já em fevereiro, está prevista a realização do 2º Fórum Metropolitano e Cerimônia de Assinatura do Pacto Metropolitano de Mobilidade da Região Metropolitana da Baixada Santista.

De acordo com o coordenador da Câmara Temática de Mobilidade e Logística da Agem e secretário de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, a audiência foi muito importante para levantar diagnósticos e prognósticos do que precisa realizado nesta área na região. “A ideia do Plano já tinha sido apresentada aos Municípios e Praia Grande entende que toda as reivindicações feitas pela Cidade como sendo prioridades na área de mobilidade foram atendidas no plano. Dentre elas o VLT chegando ao Bairro Sítio do Campo; a requalificação do viaduto da Curva do S; a necessidade de pelo menos mais duas passagens sob a rodovia Pe Manoel da Nóbrega (Caiçara e Princesa); a questão cicloviária nas intersecções dos municípios (como uma ciclovia na altura da Avenida Ayrton Senna, no sentido SV/PG), entre outros. Esse plano precisa ser algo que não vá ‘para a gaveta’, mas sim que seja um documento que vai servir como base para as ações de mobilidade na Região daqui por diante”, concluiu.

Mais informações podem ser obtidas no site: https://www.prmsl-bs.com.br/. A audiência pública está disponível na íntegra através do link: https://www.youtube.com/@participeprmsl-bs2893.