Balanço 2022: Melhorias em linhas de ônibus e projetos de mobilidade marcam o ano da Setransp

Pontos receberam acessibilidade e novos trechos da Cidade foram incluídos em itinerários

Por Jaqueline de Marco | 20/12/2022

O sistema de transporte municipal ganhou bastante destaque ao longo de 2022 em Praia Grande, com diversas ações de melhorias em linhas de ônibus, ampliação de trechos da Cidade atendidos por itinerários já existentes, reparos e substituições de abrigos e projetos que impactarão positivamente na mobilidade urbana de Praia Grande. Dentre os destaques estão novos abrigos com acessibilidade, retomada de concessão de bolsas-auxílio de transportes, fiscalização de fretamento irregular turístico de passageiros e projetos arquitetônicos como o da requalificação do Viaduto da Curva do S e de novas passagens sob a rodovia Padre Manoel da Nóbrega. E o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 12 meses vai ao encontro do plano de governo da prefeita Raquel Chini, que visa sempre aperfeiçoar o sistema de transporte de Praia Grande.

Nas mudanças de itinerário de linhas de ônibus, uma das principais ações é a ampliação no atendimento da linha de ônibus municipal 22 ME, que passou a atender com ponto de embarque e desembarque também a Rua Olhete (via próxima dos conjuntos habitacionais existentes no Bairro Imperador). Com a mudanças, 436 famílias passaram a ser atendidas pelo sistema de transporte municipal de ônibus.

Outra melhoria na área de transporte coletivo de passageiros foi a ampliação no atendimento da linha noturna CBS, que passou a atender dois novos bairros em 2022: o Princesa e o Cidade da Criança. Além disso, foi realizada também a ampliação do itinerário da linha 98 JP, que passou a atender o Parque Ézio Dall’Acqua, o Portinho, com 44 viagens novas aos sábados, domingos e feriados.

O setor também realizou em 2022 a reforma de 45 abrigos de ônibus metálicos; além disso foram realizadas instalações de abrigos metálicos simples e duplos como medidas mitigadoras do novo Hospital Igesp, que está sendo construído no Bairro Guilhermina. E, ao longo de 2022, 150 pontos de ônibus existentes em Praia Grande receberam acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Outra conquista de 2022 foi a retomada de concessão de bolsas de transporte universitário 100% gratuitas para alunos residentes na Cidade e matriculados em cursos de Ensino Superior situados na região da Baixada Santista. No total, estão sendo destinadas 50 vagas para ao benefício. A pré-inscrição para o transporte gratuito a estudantes do Ensino Superior será realizada exclusivamente por meio de preenchimento da ficha de pré-inscrição disponível no período de 19 a 30 de dezembro de 2022 no site www.praiagrande.sp.gov.br.

E em Praia Grande, a entrada de veículos de fretamento turístico é permitida somente para os que possuem estadia comprovada em estabelecimentos hoteleiros, campings, colônias de férias e similares. E para coibir irregularidades, a Setransp realizou em 2022 a chamada Operação Hermes, que até o dia 12 de dezembro fiscalizou 3.571 veículos, encontrando 265 irregularidades.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Leandro Avelino, o ano foi muito positivo para a área. “E a previsão é que em 2023 tenhamos ainda mais resultados e muito trabalho. Atualmente, está em fase de finalização diversas minutas de lei que trarão muito benefícios para a população, como melhorias na área de fretamento, aplicativos de transportes, além das tratativas para a obtenção de recurso do Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas. A intenção é continuar trabalhando para garantir sempre o melhor serviço prestado à população”, concluiu.