Representantes do CMDCA da Baixada Santista se reúnem em Praia Grande

Encontro debateu futuras ações para os conselhos em escala metropolitana

Por Beatriz Boturão | 11/5/2023

Os membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) da Baixada Santista se reuniram na manhã desta quarta-feira (10), na sede da Casa dos Conselhos em Praia Grande, para debater projetos e futuras ações em escala metropolitana. Na oportunidade estavam presentes os membros dos CMDCAs das cidades de Praia Grande, Santos, Guarujá, Cubatão, São Vicente e Itanhaém, além de representantes da Receita Federal e da ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM).

Dentre as pautas abordadas na reunião, teve destaque a organização da Conferência Regional da Criança e do Adolescente, que acontecerá no mês de junho na cidade de Santos. A conferência é precedida por duas outras etapas que consistem em um diálogo junto aos jovens sobre as políticas voltadas para crianças e adolescentes nas esferas municipal, estadual e distrital. Praia Grande realizou, em dezembro de 2022, a sua Conferência Municipal, onde foram eleitos os delegados e as propostas que serão apresentadas na Conferência Regional.

O presidente do CMDCA, Augusto Schell, reforçou suas expectativas para o evento. “Este será um grande encontro com os estudantes de toda a Baixada Santista para, juntos, trazermos ideias positivas para os jovens e crianças de toda a Região”, afirmou.

Outro assunto discutido foi a eleição do Conselho Tutelar de cada Cidade, cujas inscrições seguem abertas até o dia 2 de junho em Praia Grande! Foram abordados os últimos detalhes para a condução do processo eleitoral deste ano e uma novidade que é o uso de urnas eletrônicas por todas as cidades da Baixada durante as eleições.

Também foi reforçada pelo representante da Receita Federal, Ambrósio Bispo de Almeida Neto, a importância da Campanha Destinação Solidária, incentivando todos os municípios a aderirem à iniciativa. “Pessoas físicas podem destinar até 6% do seu Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) ou o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) e ajudar a financiar projetos para esses dois públicos. É muito importante esse diálogo para incentivar cada vez mais essa campanha”, disse.

A próxima reunião do CMDCA da Baixada Santista será no dia 14 de junho, na cidade de São Vicente.