Dia de São Pedro Apóstolo é feriado municipal

No dia do Padroeiro de Praia Grande não haverá expediente nas repartições públicas

Por Paola Vieira | 20/6/2011

Foto Indisponivel

Dia do Padroeiro de Praia Grande, São Pedro Apóstolo, 29 de junho é feriado municipal, de acordo com Decreto nº 1506 de 26 de agosto de 2010. Não haverá expediente nas repartições públicas municipais. Apenas os serviços essenciais como prontos-socorros, Guarda Civil Municipal, fiscalização de trânsito e coleta de lixo funcionam normalmente. O expediente retorna na quinta-feira (30). Confira o que funciona no feriado:

Praia Grande conta com três locais para atendimento de emergência: dois prontos-socorros, localizados nos bairros Boqueirão (ao lado da Santa Casa) e Quietude (Avenida Ministro Marcos Freire), além de um posto de pronto-atendimento no Samambaia (Avenida Estados Unidos). Para solicitar remoção de ambulância, basta ligar 192.

Multiclínicas e Unidades de Saúde da Família – não funcionam.

Hospital Municipal - atende normalmente. Para solicitar remoção de ambulância, ligar 192.

Guarda Civil Municipal - expediente normal. Atendimento no telefone 199.

Coleta de lixo domiciliar e seletiva – atendimento normal.

Limpeza das praias – Diurna e noturna, da faixa de areia e do calçadão da orla.

Feiras livres – Serão realizadas normalmente.

Liberação de veículos – Aguardando confirmação do Governo do Estado.

Fiscalização de Trânsito, Transportes e Engenharia de Tráfego – expediente normal.

Peixarias - Praia Grande conta com dois locais específicos para compra de peixes e frutos do mar em geral. A Boutique de Peixe está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Rua Rui Barbosa, Bairro Canto do Forte). Já o Mercado de Peixe fica na Avenida Castelo Brancos, altura da Rua Carlos Gomes, Bairro Ocian.

Ambas funcionam diariamente, das 7 às 17 horas, inclusive nos feriados.

Feiras de artesanato (Guilhermina, Ocian, Caiçara e Solemar) – a partir das 14 horas.

O Posto de Informações Turísticas (PIT) - funciona das 9 às 18 horas, na esquina das avenidas Castelo Branco e dos Sindicatos, no Bairro Mirim.

Feriados - De acordo com o Decreto nº 1.506/10, em Praia Grande há três feriados Municipais, dias de tradição religiosa: Sexta-feira da Paixão e Corpus Christi (datas móveis, comemoradas este ano em 22 de abril e 23 de junho, respectivamente) e São Pedro Apóstolo. A data magna no Estado de São Paulo é 9 de Julho (Revolução Constitucionalista).

História – São Pedro Apóstolo foi escolhido padroeiro pelos primeiros moradores do Município, que tinham a pesca como principal economia à época, e se identificavam com o mesmo, uma vez que o santo também era pescador. “Com o crescimento gradativo da Cidade e a mudança da economia, que passou a viver do turismo, essa história caiu no esquecimento dos cidadãos praiagrandenses”, completou o padre.

Há registros antigos de festas para comemorar o dia do padroeiro, além de documentos assinados pelo Bispo Dom David Picão, pelo ex-prefeito da Cidade, Dorivaldo Loria Junior (Dozinho) e o pároco Ézio, responsável pela Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, oficializando São Pedro como o santo padrinho de Praia Grande. “Foi uma luta que durou, aproximadamente 13 anos e que agora podemos comemorar”, finalizou Thomas.