PG recebe seleção brasileira de atletismo

Equipe nacional realiza período de treinamentos na pista da Cidade

Por Fabricio Tinêo | 16/3/2012

Foto Indisponivel

De 26 a 30, das 8 às 11h30 e das 14h30 às 17 horas, na pista de atletismo de Praia Grande (Rua José Bonifácio, s/nº, Bairro Sítio do Campo), ocorre treinamento (camping) da seleção brasileira feminina do revezamento 4x400 metros rasos, visando a participação do time nacional nos Jogos Olímpicos, que acontecem em agosto, na cidade de Londres, na Inglaterra.

“Desde 2007, quando a pista foi inaugurada, Praia Grande recebe as seleções brasileiras de atletismo”, informou o técnico municipal, professor Rodrigo Augusto da Silva Rosa. “É muito usual o time nacional estar aqui trabalhando. A Cidade possui um dos melhores espaços do Brasil para a prática desta modalidade, uma referência. Para nossa equipe torna-se um privilégio poder acompanhar os melhores do País”.

Nomes – Estarão treinando na Cidade as seis velocistas que obtiveram os melhores tempos na distância em 2011: Geisa Coutinho, Jailma Sales de Lima, Joelma das Neves Sousa, Bárbara Farias de Oliveira, Aline Leone dos Santos e Sheila Juvelina Ferreira. Os trabalhos têm coordenação do vice-campeão mundial dos 400 metros em 1999, professor Sanderlei Parrela, treinador da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).

“Vamos focar bastante na parte técnica, na passagem do bastão e nas passadas” destacou Parrela. “Precisamos deixar o grupo unido para que possa fazer um bom resultado na Olímpiada. Não temos as atletas mais rápidas do mundo, por isso devemos melhorar esses detalhes que fazem toda a diferença ao longo da prova”.

Praia Grande - A pista municipal trouxe diversos atletas da seleção brasileira ao Município. Em 2008, o local recebeu certificado de homologação classe 2, da Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations – IAAF). É a sexta pista do Brasil com esta qualificação. Existem apenas três, com nível classe 1.

O certificado classe 2, expedido pela entidade mundial, possibilita que Praia Grande receba eventos internacionais. Além disso, os recordes estabelecidos na pista serão oficialmente homologados. Na classe 1 estão pistas onde se realizam competições olímpicas e pan-americanas. São locais com iluminação noturna e arquibancada fixa para o público. Atualmente, apenas 50 pistas no mundo têm essa qualificação.