Funcionários da Seplan aderem ao Outubro Rosa

Iniciativa visa divulgar campanha de combate ao Câncer de Mama

Por Luciano Agemiro | 21/10/2013

Os funcionários da Secretaria de Planejamento de Praia Grande (Seplan) se uniram para participar da campanha Outubro Rosa, de combate e prevenção do Câncer de Mama. Os servidores se vestiram de rosa como forma de lembrar as ações no combate à doença.

A ideia foi aproveitar o mês temático para promover um movimento, mesmo que pequeno, para que as mulheres tomem consciência da importância de cuidar da saúde. Homens e mulheres aderiram à iniciativa. Até o secretário da Seplan, Luiz Fernando Lopes participou da ação.

A arquiteta da Seplan Eliana Cristina Jerônimo Ferreira disse realiza exames de mamografia para se precaver. Eliana acha que a prevenção é muito importante, principalmente para as mulheres. “É bom que este assunto venha à tona para alertar as mulheres da necessidade do exame. Sei que a prevenção é a melhor forma de lidar com a doença”.

De acordo com a organizadora do movimento na Seplan, Paula Rafaini, também foram convidados funcionários de outros setores, além da pasta. “É o momento de lembrar às mulheres sobre a importância dos exames preventivos. Independentemente da idade, se é ou não mãe, nunca sabemos a quem a doença pode atingir”.

Ações - Praia Grande tem se empenhado cada vez mais para detectar com maior agilidade esta temida doença nas mulheres. Constantemente, ocorrem mutirões de mamografias. Ao longo de todo o ano, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) realiza ações de conscientização das mulheres.

Autoexame — O procedimento simples de apalpar as mamas deve ser feito por toda mulher com mais de 15 anos de idade. No chuveiro, com um braço na nuca e outro na mama, ela deve dedilhá-la de fora para dentro, como se estivesse tocando um piano, da axila até a auréola.

Depois, deve fazer o mesmo do lado oposto e repetir o processo deitada. Se tiver dúvidas ou encontrar algum caroço, mesmo que minúsculo, procure a unidade de atenção básica e agende consulta com um médico.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.