Complexo Cultural Palácio das Artes: cultura, atividades musicais e teatrais à população

Equipamento abriga Galeria Nilton Zanotti, Museu da Cidade, Teatro Serafim Gonzalez e Leni Morato, além de oferecer oficinas gratuitas aos moradores da Cidade

Por Aline Rollo | 10/9/2015

Nem só de belas praias vive Praia Grande. O Complexo Cultural Palácio das Artes oferece a moradores e turistas, lazer, diversão e cultura. As atividades são, em sua maioria, gratuitas, voltadas a todo tipo de público: de crianças a adultos.

O Complexo possui seis mil metros quadrados e fica localizado próximo à entrada da Cidade. Quem passa por ali, se impressiona com a fachada de ares neoclássicos. Por dentro, o Palácio das Artes segue o estilo contemporâneo, com móveis modernos e espaços amplos.

Os equipamentos da Secretaria de Cultura e Turismo se concentram no PDA, como é conhecido. Museu da Cidade, Teatro Serafim Gonzalez, Teatro de Bolso Leni Morato, Galeria Nilton Zanotti, fazem do Palácio das Artes o maior complexo cultural da região, e o único a abrigar um museu 100% do Município.

O trabalho é incansável. De acordo com o eixo Cidade Feliz, do plano de metas Avança PG, lançado pelo prefeito Alberto Mourão em 2013, o fomento às atividades culturais vem sendo acentuado a cada dia. São espetáculos teatrais, exposições renomadas, shows, feiras de artesanato, tudo organizado para que a população tenha um maior acesso à cultura e ao lazer no Município.

O secretário de Cultura e Turismo, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, afirma que o Palácio das Artes está sendo aproveitado em sua totalidade. “Temos investido muito em peças infantis, que são espetáculos muitas vezes feitos por grupos formados pela Sectur. Aproveitamos os talentos. Um grande exemplo é o pessoal do Clubinho do Som, que começou aqui com a gente e hoje realiza apresentações por toda a Cidade”.

O Teatro Serafim Gonzalez vem recebendo peças renomadas, com programação em quase todos os finais de semana. E, além dos espetáculos e musicais, a Galeria Nilton Zanotti e o Museu da Cidade completam a estrutura cultural e de lazer do Palácio das Artes.

“A Galeria se tornou referência no Estado por se adequar a todas as normas de galerias de arte, além de receber exposições importantes. Tivemos a exposição “100 anos de Pinacoteca”, que trouxe à Praia Grande obras de grandes artistas brasileiros e estrangeiros como Volpi, Tarsila do Amaral, entre outros. Não podemos esquecer do Salão de Artes Plásticas, um dos maiores eventos do gênero do Brasil, que acontece aqui na Galeria. São artistas, fotógrafos renomados, que encontram aqui um espaço ideal para a divulgação do trabalho. Dessa forma oferecemos à população informações culturais de grande valor, e de forma gratuita, facilitando realmente o acesso da população à várias expressões culturais diferentes”, afirma Dinho.

O Museu da Cidade possui um conceito inovador em museologia. Conta com o depoimento em vídeo dos próprios moradores da Cidade, através do conceito de história oral, além de mesas expositivas e os famosos monóculos gigantes, com fotos históricas do Município. “Nosso museu tem uma importância histórica enorme. A formação de Praia Grande, a emancipação e toda a nossa evolução estão impressas lá, para que estudantes, professores e público em geral possa conhecer um pouco mais da nossa formação”, enfatiza Dinho.

O Teatro de Bolso Leni Morato é o equipamento mais novo do Complexo Cultural Palácio das Artes. Inaugurado em 11 de agosto de 2014, o teatro recebe apresentações culturais de escolas, através do Núcleo de Complementação Educacional Palácio das Artes. “O Leni Morato proporciona aos jovens que participam das oficinas teatrais e musicais a prática e o aperfeiçoamento. Estes grupos estudam e se desenvolvem muito para a produção de peças, que são sempre apresentadas no equipamento ou no Serafim Gonzalez”, pontua o secretário.

Os números comprovam o sucesso e a importância do Complexo Cultural Palácio das Artes para o Município. Em 2014, a Galeria Nilton Zanotti recebeu cerca de 2 mil visitantes. Já o Teatro Serafim Gonzalez teve, em 2014, público total de 19.372 pessoas. O Museu da Cidade atendeu no mesmo ano 8.472 pessoas. E o Teatro de Bolso Leni Morato recebeu em um ano de funcionamento, 2.200 pessoas.

Núcleo de Complementação Educacional – A Secretaria de Cultura e Turismo abre espaço para a população em geral, além de alunos das escolas municipais de Praia Grande, para participarem de oficinas diversas no Palácio das Artes. São 416 pessoas atendidas nas oficinas. O Núcleo de Teatro atende 191 alunos e o Núcleo Musical, 225 alunos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.