Parataekwondo de PG obtém vaga para a Paraolímpiada 2020

Nathan Torquato vence seletiva internacional

11/3/2020

Um feito inédito e histórico para o esporte de Praia Grande. Pela primeira vez, a Cidade terá um representante no torneio de taekwondo da Paraolímpiada. Na noite da última terça-feira (11), no Complexo Esportivo da cidade de Heredia, em San Juan, na Costa Rica, o praia-grandenses Nathan César Sodário Torquato, de 19 anos, na categoria k44 (deficiência nos membros superiores), no peso até 61 quilos, venceu o torneio qualificatório das Américas e carimbou o passaporte para Tóquio, no Japão. O feito de Nathan é ainda mais especial porque no Japão será a primeira vez que o taekwondo integra o programa paraolímpico e ele é o único homem brasileiro classificado. A disputa ocorre nos dias 3 a 5 de setembro.

“Hoje, graças a Deus, alcancei meu sonho, a tão almejada vaga paraolímpica”, comemorou Nathan. “Estou extremamente feliz. Foram três lutas muito tensas, mas consegui realizar o meu melhor. Dei o primeiro passo para poder buscar uma medalha olímpica e ainda tem muito por vir, tenho certeza. Escrevi mais uma página desse grande livro que tem sido minha vida esportiva. Pratico taekwondo desde os três anos e me preparei muito para chegar aqui”.

No torneio qualificatório das Américas, Nathan (que conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL – de Praia Grande) entrou direto na fase quartas de final devido a boa colocação que ocupa no ranking internacional (quinto colocado). Na primeira luta, ele venceu o colombiano Jorge Enrique Moreno. Na semifinal, derrotou o dominicano Geraldo Castro por incríveis 80 a 20. Na decisão, superou o cubano Yandry Lorrondo por 36 a 17.

Dados – Nathan é natural de Praia Grande e reside no Bairro Boqueirão, com a mãe Rose Sodário. Sofre de uma dismelia de nascença no braço esquerda. Iniciou na modalidade aos 3 anos, na Academia Red Tiger (Boqueirão), com o mestre Daniel Ravazzani. Aos 5 anos, passou a treinar com os professores Jackson de Oliveira e Vanessa Novaes, no ITAM (Quietude). Aos 7 anos, começou a competir e lutou com atletas sem deficiência até os 15 anos. Depois, mudou para as paradisputas. Atualmente, estuda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista (UNIP).

Ao longo da carreira, Nathan acumula títulos. Entre os diversos títulos (muitos internacionais), sagrou-se campeão mundial pela União Internacional de Artes Marciais da América (UIAMA), dos Jogos ParaPan-Americanos (em 2019, no Peru), do África Open (em 2019, no Egito), do Estados Unidos Open (em 2019, em Las Vegas), brasileiro, paulista, da Copa São Paulo, do open Cidade Maravilhosa/Rio de Janeiro, do Brazil Games. Foi medalha de bronze no Oceania Open (em 2019, na Austrália). Há cinco anos é integrante da seleção brasileira paraolímpica de taekwondo.