Gape lança projeto “Ensinando a Viver” em canal na internet

Primeiro vídeo foi ao ar esta semana

31/3/2021

O Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE), realizado pela Guarda Civil Municipal de Praia Grande nas escolas municipais, ganhou o mundo digital esta semana. Como as aulas presenciais não estão ocorrendo por causa do recesso em decorrência da pandemia de Covid-19, um canal foi criado no YouTube para que o conteúdo do projeto “Ensinando a Viver” possa continuar sendo transmitido aos alunos.

O projeto é voltado aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e tem o objetivo de trabalhar a reestruturação familiar, buscando diminuir índices de violência e criminalidade, estimulando a autoestima, a valorização dos vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.

De acordo com o guarda Eli de Moura Veronez, idealizador do Gape, este ano o trabalho será feito à distância, com o conteúdo sendo oferecido de forma online. “Nós adequamos o conteúdo para estes meios para dar continuidade ao trabalho, que já dura 14 anos e nos dá tanta satisfação”. Além de Veronez, os guardas Roberto e Bezerra também fazem parte da equipe do Gape.

O vídeo com a aula inaugural já está no ar no Youtube, e em breve estará disponível também na plataforma da Seduc, com informações sobre como o projeto surgiu, seus objetivos e como os 14 temas serão trabalhados ao longo do ano. “Estamos planejando também convidar algumas pessoas da Cidade, como secretários, para que participem dos vídeos explicando um pouco sobre os trabalhos que são desenvolvidos em suas pastas”.

Até hoje quase 20 mil alunos receberam as orientações do GAPE, já que, além do curso nas unidades municipais, palestras também foram ministradas em escolas estaduais e particulares, por intermédio do programa Juventude Legal, que atualmente se chama #Juventude PG. A ideia é que os alunos atuem como multiplicadores do conteúdo que recebem durante os encontros e repassem o conhecimento adquirido a seus familiares e amigos.