Praia Grande passa a contar com Central de Polícia Judiciária

Unidade está localizada em complexo de segurança, junto da Delegacia Seccional

Por Ludmila Pilipavicius | 8/2/2022

Uma nova unidade especializada da Polícia Civil será entregue nesta quarta-feira (09) em Praia Grande: a Central de Polícia Judiciária (CPJ), localizada no Bairro Ocian, juntamente com a Delegacia Seccional do Município. Com a inauguração da unidade, será possível otimizar o atendimento realizado nas outras delegacias já existentes na Cidade. Na ocasião, serão inauguradas ainda a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise).

No prédio onde a delegacia está instalada, na Rua Guimarães Rosa, estão abrigadas ainda a 3ª Companhia de Polícia Militar e uma base avançada da Guarda Civil Municipal (GCM), onde ficam as equipes Táticas da corporação, formando um importante complexo de segurança da Cidade.

De acordo com o delegado Seccional de Praia Grande, Flávio Ruiz Gastaldi, a nova unidade vai funcionar 24 horas, diariamente, e atenderá flagrantes, registros de Termos Circunstanciados e cumprimento de mandados de captura de procurados, por exemplo. “Trata-se de um grande plantão para auxiliar na otimização dos trabalhos do 1º DP (Tupi), 2º DP (Boqueirão) e 3º DP (Caiçara), além da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), promovendo melhores condições de atendimento à população nessas unidades”.

A Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) e a Delegacia de Investigações Criminais (DIG) são unidades especializadas da Polícia Civil com as quais o Município ainda não contava.

A previsão é de que esta unidade conte com 15 policiais civis divididos por plantão. Como as outras unidades não funcionam durante a noite, as ocorrências noturnas serão sempre encaminhadas à CPJ. Já na DIG, a previsão inicial é de sete policiais e na Dise, cinco.

Parcerias - As parcerias entre a Prefeitura de Praia Grande e a Polícia Civil são fundamentais para a segurança da Cidade. Os imóveis onde estão instalados o 2º e o 3º DPs, por exemplo, são locados pela Administração Municipal, assim como o imóvel onde funcionam a CPJ e a Seccional.

Em abril do ano passado, Praia Grande inaugurou uma nova Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e o Núcleo Especial Criminal (Necrim), no Boqueirão, melhorando as condições de trabalho dos policiais que atuam na unidade e, principalmente, oferecendo um atendimento mais humanizado às mulheres e adolescentes que enfrentam situações de violência.

A intermediação por parte da Administração Municipal junto ao Governo do Estado para a obtenção de recursos direcionados à Polícia Civil também reflete diretamente na área de Segurança Pública e na vida de moradores e turistas. Em abril deste ano, nove viaturas descaracterizadas foram destinadas a Polícia Civil de Praia Grande, sendo utilizadas na investigação de crimes.

Por fim, até mesmo o sistema de monitoramento por câmeras da Cidade auxilia no trabalho investigativo. As imagens captadas pelas mais de 3 mil câmeras instaladas em diversos pontos do Município são frequentemente solicitadas pelas equipes de investigação para o esclarecimento de diversos tipos de ocorrência.