Alunos de escola do Bairro Tupi participam de conversa com autor de livro

Iniciativa realizada nesta segunda (18) está entre as ações do projeto Página a Pagina

Por Daniel Elias | 19/4/2022

Lançado no início do ano letivo, o projeto Página a Página já tem movimentado as escolas. A iniciativa tem como objetivo fomentar a prática da leitura nos alunos da rede municipal de ensino. Para despertar ainda mais o interesse nos estudantes, a EM José Padin Mouta promoveu um momento diferente. Nesta segunda-feira (18), meninos e meninas participaram de um bate-papo com o escritor Alexandre de Castro Gomes, autor do livro “O menino que Coleciona Guarda-Chuvas”.

A atividade marcou também as comemorações alusivas ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado dia 18 de abril. Graças à tecnologia existente na unidade, a conversa ocorreu de forma virtual. Participaram do encontro alunos dos 3º anos das professoras Silvia Cristina Meyer Azambuja e Fabiana Gonçalves de Matos Reis. O bate-papo fez parte de umas das iniciativas trabalhadas pelas docentes em sala de aula envolvendo os estudantes.

Durante a conversa com os estudantes, Gomes comentou sobre o processo criativo para escrever o livro, quais elementos de inspiração e como desenvolve toda a linha de raciocínio. O escritor aproveitou para compartilhar com os alunos as demais obras literárias de sua autoria e conscientizou os pequenos sobre a importância da prática da leitura desde pequeno.

O que é? - O projeto Página a Página consiste na distribuição de uma maleta para alunos do Infantil I e II, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por intermédio dela, os estudantes receberam obras literárias para que sejam trabalhadas dentro e fora da sala de aula.

Com o material em mãos, os professores desenvolvem ações ao longo do ano. O Página a Página tem como objetivo, além de despertar o interesse pela leitura, ampliar o vocabulário dos alunos, propor a participação da família na vida escolar dos estudantes e possibilitar o compartilhamento e a vivência de emoções. Somado a tudo isso, também promove a integração com produto final, estimulando a formação crítica.

Nas maletas de Educação Infantil, os alunos receberam cinco títulos. Já os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ganharam quatro livros. Já os da Complementação Educacional têm cinco, enquanto os matriculados nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) obtiveram um volume por semestre para ser trabalhado. Os exemplares foram diferentes de acordo com nível e atendendo à diversidade de cada segmento, para ser trabalhado junto com os docentes.