Alunas de PG vencem concurso literário Prêmio Espantaxim

Praia-grandenses concorreram com cerca de 3,3 mil estudantes de todo o País

Por Daniel Elias | 24/6/2022

Duas alunas da rede municipal de ensino de Praia Grande terão seus textos publicados em um livro. Estudantes, em 2021, da EM Vila Mirim (no Bairro Mirim), Rafaela Justino de Oliveira e Mariana Oliveira Felix foram consagradas, respectivamente, em vencedora e selecionada no VI Concurso Nacional Literário Infantil. As poesias escritas pelas meninas comporão a obra literária VI Antologia do Prêmio Espantaxim 2020/21.

As representantes praia-grandenses concorreram com cerca de 3.300 textos escritos nos gêneros de poesia, redação e mensagem enviado por alunos de todo o Brasil. Deste total, 41 foram considerados vencedores e outros 205 selecionados para compor a antologia. As obras pertencem a estudantes oriundos de 76 escolas públicas e privadas, de 42 cidades e 15 estados brasileiros.

O Concurso Nacional Literário Infantil ocorre a cada dois anos. Na sexta edição, o tema trabalhado foi “Quatro Estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno”. A competição cultural foi lançada no início de 2020, entretanto, por conta da pandemia da Covid-19 e, posterior lockdown, os organizadores do concurso prorrogaram as datas para a entrega dos trabalhos e a estenderam até final de 2021.

Além de terem seus trabalhos publicados na VI Antologia os vencedores do Concurso recebem o Troféu Espantaxim e a coleção completa de livros e CDS do Projeto Espantaxim, idealizador do Concurso Literário. As condecorações serão entregues em cerimônia com data e local ainda a serem agendados, quando os vencedores também ganharão três exemplares da VI Antologia e um boneco do personagem Espantaxim, mascote do prêmio.

De acordo com a diretora da EM Vila Mirim, Lilian Fonseca de Araújo, participaram do Concurso Nacional Literário Infantil - Prêmio Espantaxim 2020/21 os alunos que os pais demonstraram interesse. “Ao todo tivemos cerca de dez produções textuais enviadas. Para nossa grata surpresa tivemos as duas alunas contempladas e que agora terão seus textos publicados.