Brasão de Praia Grande  

terça-feira
6 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Guarda Ambiental de Praia Grande impede instalação de “loteamento clandestino”
Local tinha documentação forjada e preparação para instalação elétrica
15/9/2022 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
  Compartilhar no Whatsapp
A Guarda Ambiental de Praia Grande flagrou uma situação inusitada na tarde da quarta-feira (14), em uma região de mata em recuperação do Bairro Ribeirópolis. Um barraco, estrutura elétrica e até documentação forjada identificava o que seria um futuro “loteamento clandestino”. Não havia ninguém no local quando os agentes chegaram e, por enquanto, ninguém foi detido.

O barraco, construído com tábuas, caibros e telhas, estava vazio, sem móveis ou moradores. Nas paredes externas, inscrições em tinta spray, simulando cadastro habitacional. Uma cópia de protocolo de inscrição na CDHU foi afixada, inclusive protegida da chuva com plástico, com o objetivo de parecer que a ação era “legal”.

A área do entorno foi desmatada. Disjuntores e fios foram afixados nas árvores, indicando que os responsáveis fariam uma ligação clandestina de eletricidade em breve. O local era uma espécie de “clareira”, rodeada por mata, o que ajudava a esconder a habitação irregular.

Tudo foi retirado do local. Trabalhadores da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) foram chamados para remover a edificação e os aparelhos instalados nas árvores.

De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental, Fábio Marques, os agentes localizaram as irregularidades durante patrulhamento de rotina da área e a situação localizada dá a atender que um grande grupo agiu no local. “É uma ação que ocorre de um dia para o outro, com muita gente trabalhando para concluir a invasão do local. Graças ao nosso patrulhamento preventivo conseguimos evitar esse crime ambiental e também evitamos que golpistas se aproveitem da ingenuidade da população para ganhar dinheiro”.

Comissão – Praia Grande conta com uma Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação de Praia Grande, cujo principal objetivo é identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços e também das famílias ocupantes. O órgão é composto por representantes das secretarias de Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Sema), Assistência Social (Seas), Urbanismo (Seurb), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), além da Procuradoria Municipal.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias