Aula de ikebana encanta frequentadores do Conviver Boqueirão

Evento experimental será levada a outras unidades no ano que vem

Por Luciano Agemiro | 14/12/2022

Uma aula inédita chamou a atenção de cerca de 30 frequentadores do Conviver Boqueirão, na quarta-feira (14). Pela primeira vez o programa ofereceu um curso de ikebana, arte japonesa de montar arranjos florais. A técnica é cheia de simbolismos e significados, o que atraiu os participantes. Em 2023 o curso será realizado em outras unidades sociais da Cidade.

A palavra “ikebana”, em japonês significa flores vivas. Montar uma ikebana consiste em criar um arranjo de flores baseado em regras e simbolismos, como passado, presente, futuro, amor, família entre outros. Cada galho ou flor colocado na composição precisa ser cuidadosamente selecionado e tratado.

De acordo com a professora de ikebana, Heloísa Rodrigues de Melo Campos, umas das responsáveis por ensinar as técnicas aos alunos, a ikebana proposta na aula permite o uso de poucos elementos, como flores e folhagens. “Basta escolher os elementos pensado com muito carinho e amor, enaltecendo as boas energias que queremos dentro de nosso ambiente”.

Uma das alunas, a aposentada Regina Helena Santana Pires, de 64 anos, conheceu a ikebana na aula e adorou a técnica. “Fiquei até arrepiada. Ter contato com a terra, a natureza, as plantas, é maravilhoso. Ver um arranjo de forma tão diferente como hoje foi maravilhoso”.

A aposentada Benedita Gomes Pereira, também não conhecia a técnica e gostou do que aprendeu. “Fiquei muito feliz, não tinha noção que dava para colocar tanto significado em um arranjo de flores. Fiquei emocionada com a aula”.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, participou do evento e destacou a positividade transmitida pelas plantas. “A ikebana tem toda uma história, um simbolismo muito bonito. As plantas trazem tranquilidade, embelezam e deixam o ambiente muito mais agradável”.

Além da aula de ikebana, os alunos também aproveitaram a aula de agricultura natural, onde aprenderam a cultivar as noções básicas para montar uma horta caseira.

A partir do ano que vem, essas aulas serão levadas para outras unidades sociais da Cidade.

Atendimento – Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Uma das principais ações para se alcançar este feito foi a criação do Programa Conviver, há quase 30 anos.

Atualmente há unidades nos bairros: Boqueirão, Guilhermina, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações basta ligar no 3496-5038.