Por Rodrigo Herrero
A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Rio Branco organizou nesta quinta-feira (09) um encontro em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O bate-papo aconteceu na Academia da Saúde e abordou para a população diversos temas, desde empoderamento feminino, machismo e a importância de buscar conhecimento para ter acesso a seus direitos. Os profissionais também reforçaram informações sobre cuidados com a saúde para prevenir doenças e ter uma qualidade de vida melhor.
Trata-se de uma ação de cuidado integral, que envolveu a Usafa, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB), a Academia da Saúde e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande.
A psicóloga do Nasf, Dorian Rojas, abordou os problemas de relacionamento familiar e os desafios impostos ao sexo feminino nos dias atuais. “Aproveitamos o Dia Internacional da Mulher para trazer uma reflexão do papel da mulher hoje no mundo e no Brasil. Fizemos todo um paralelo da questão do machismo e do feminismo, mas numa sintonia que esses seres podem viver em conjunto, numa condição em que a gente avance para que todos sejam portadores de direitos e reconhecidos com esses direitos”, explicou Dorian.
A saúde e a qualidade de vida também foram tratadas durante o evento. O educador físico Fernando Carneiro, da Academia da Saúde Rio Branco, comentou sobre a importância de desenvolver hábitos saudáveis que ajudam na prevenção de doenças. Ter uma boa noite de sono, fazer atividade física e se alimentar bem e de forma variada estiveram entre os exemplos citados de ações que beneficiam a saúde.
Além disso, Carneiro comentou sobre a necessidade de se trabalhar corpo e mente para o bem-estar e para ter disposição para enfrentar os desafios diários. “A gente percebe quando algumas alunas chegam cansadas para a atividade na academia, mas saem leves, dando risada. Isso é reflexo do exercício físico, que faz bem para o corpo, mas também alivia a mente”, destacou.
Por fim, o dentista residente Gabriel Santana comentou sobre os principais problemas relacionados à saúde bucal, em especial para as mulheres, devido a alterações hormonais provocadas em momentos específicos de suas vidas, como a menstruação, puberdade, gestação e menopausa. O profissional também enfatizou a importância de fazer o acompanhamento antes de surgir os problemas.
“Prevenção é a palavra porque vai evitar a cárie, a doença periodontal e outros problemas. É importante que a pessoa procure a Usafa não apenas para um acolhimento quando está com dor, mas busque agendar uma consulta para que possamos fazer um acompanhamento e um tratamento mais adequado”, pontuou Santana.
Saúde preventiva – Praia Grande tem investido maciçamente em saúde preventiva, onde o foco é a qualidade de vida e a prevenção de doenças. Recentemente, a Cidade deu um salto de qualidade que beneficiou a população: o Município ganhou nos últimos anos 10 novas Usafas e outras quatro estão previstas para serem construídas. A rede conta ainda com nove Academias da Saúde e outras quatro devem ser entregues nos próximos anos.
Atualmente, o Município dispõe de 30 Usafas, alcançando 100% de cobertura da população no programa de Saúde da Família. As unidades possuem uma equipe multiprofissional, com enfermeiros, médicos e profissionais especialistas em saúde da família, além de também receber o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB). Contemplam ainda no suporte às unidades os profissionais dos Programas da Residência Médica e da Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande.
A rede de Atenção Primária é mais próxima do munícipe e focada na prevenção, desafogando a rede de Urgência e Emergência, uma vez que o cidadão passa a distinguir com mais clareza quando realmente é necessário procurar um pronto-atendimento.
|