Bairro Caiçara recebe mutirão de limpeza

Serviços incluem varrição, raspagem de areia, cortes de mato, entre outros

Por Jaqueline de Marco | 11/3/2022

O mutirão de limpeza urbana continua em Praia Grande. A ação, que desde o início do ano já atendeu os Bairros Canto do Forte, Sítio do Campo, Flórida e Real, está sendo realizada no Bairro Caiçara desde a última terça-feira (8). O trecho está recebendo manutenções intensificadas, como varrição das ruas, raspagem de areia das sarjetas, cortes de mato, recolha de itens inservíveis das vias e pintura de guias. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), com apoio dos reeducandos da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado.

No local, os trabalhadores estão atuando em diversas frentes de trabalho, realizando as melhorias em vários trechos ao mesmo tempo, com o auxílio de maquinário especializado, tratores e caminhões. A manutenção, que é somada ao trabalho realizado no dia a dia em toda Cidade, conta ainda com a limpeza completa de canais de drenagem.

Atualmente, além do Bairro Caiçara, que está sendo coordenado pela Divisão de Manutenção de Vias (Regional 4), trabalho semelhante está acontecendo simultaneamente no Canto do Forte, pela Divisão de Manutenção da Orla (Regional 2) e no Glória pela Divisão de Limpeza Urbana (Regional 1).

Para o diretor da Regional 4, Marcos Rômulo Silveira Almeida, essas manutenções de forma intensificada são muito importantes para a conservação da limpeza na Cidade. “O entulho e materiais inservíveis nas vias além de causar transtornos urbanos podem ser arrastados pelas chuvas e entupir tubulações e bocas de lobo, prejudicando o escoamento de águas pluviais. Por isso, a população tem um papel fundamental na conservação da limpeza, não descartando irregularmente lixo em áreas públicas”.

Todos os bairros de Praia Grande são atendidos, aproximadamente, duas vezes ao ano com essa intensificação da limpeza. E com relação ao mato, a Prefeitura tem capacidade técnica de fazer o corte completo nessas duas vezes ao ano, porém nas principais vias o corte é feito a cada 15 dias.

A aplicação do herbicida (chamado popularmente de mata-mato), que auxiliava muito com o retardamento do crescimento do mato, não pode mais ser realizada, não somente em Praia Grande, mas também em diversos locais do País.

A secretária de Serviços Urbanos de Praia Grande, Soraia Milan, destaca que é essencial que toda a população esteja ciente sobre a sua responsabilidade em manter suas calçadas dentro das normas técnicas, o que inclui também a limpeza da mesma. “Por lei, a conservação da calçada é obrigação do proprietário, cabendo à Prefeitura somente a responsabilidade sobre as calçadas públicas feitas pela própria Administração Municipal, como das de piso intertravado, de pedras, entre outros”.

Corte de mato – Além dos mutirões, o trabalho de corte de mato e limpeza em geral continua sendo realizado constantemente em toda a Cidade e, além da rotina diária de serviços, a Sesurb ainda está intensificando a limpeza das vias marginais da Expressa Sul, as Avenidas Ministro Marcos Freire e Dr. Roberto de Almeida Vinhas. Dentre as ações realizadas está corte de mato, com apoio de maquinários como roçadeiras manuais e elétricas, pequenos tratores cortadores de grama e caminhões.