Integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória visitam o Cicoe

Visita ao Cicoe aconteceu nesta quinta-feira (07)

Por Ludmila Pilipavicius | 8/4/2022

Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória, no Espírito Santo, estiveram nesta quinta-feira (07) na Prefeitura de Praia Grande para conhecer o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe). Atualmente, a Cidade é referência em tecnologia aliada à Segurança Pública.

De acordo com o presidente da entidade, Rogerio Alcântara, o objetivo da visita foi conhecer novas tecnologias de segurança eletrônica e aplicá-las em Vitória a fim de beneficiar todo o comércio e colaborar com a segurança pública. “Praia Grande é a cidade referência em tecnologia de ponta nessa área", afirmou.

O grupo foi recebido pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi e pelo inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Seasp, Marco Alves dos Santos; além do secretário adjunto da Secretaria de Administração, Sandro Rogério Pardini. “É sempre importante compartilhar com outros Estados e municípios a excelência dos nossos serviços. Tudo isso é um trabalho competente, realizado ao longo dos últimos anos e que está tendo continuidade na atual gestão”, enfatizou Izumi.

Entre os destaques apresentados ao grupo estão os modernos softwares como o de reconhecimento facial e o de leitura de placas (reconhecimento ótico de caracteres), além das câmeras instaladas nas viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM). Atualmente, a Cidade conta com mais de 3 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos.

Cicoe – A central de monitoramento de Praia Grande, o Cicoe, foi inaugurada em 2002 e em 2015 passou por uma significativa reforma e ampliação, contando com mais condições de receber modernos softwares e se tornando a referência que é hoje.

O local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município. Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição.