SECRETARIA DE PLANEJAMENTO
REGULAMENTO
Regulamento das Oficinas de Consulta Pública
O presente regulamento estabelece os objetivos, bem como disciplina os procedimentos, a metodologia e a forma de participação dos vários agentes interessados nas Oficinas de Consulta Pública que tratam da Revisão do Plano Diretor de Praia Grande – SP.
- OBJETIVO:
As oficinas de consulta pública, abertas a qualquer interessado,
têm por objetivo informar, debater e colher propostas de diretrizes e metas para os próximos dez anos junto à sociedade civil, com a finalidade de direcionar os
estudos de revisão do Plano Diretor conforme os anseios da população. A participação da sociedade civil constitui elemento fundamental no processo, assegurando
transparência e promovendo ganho qualitativo na sua definição.
- TEMAS:
Serão formados 15 grupos de discussões, e em cada grupo será abordado um dos temas listados a seguir:
1. Agenda 2030, Planejamento e Políticas Inclusivas; 2. Assistência Social; 3. Cultura e Turismo; 4. Esporte e Lazer; 5. Meio Ambiente e Mudanças Climáticas;
6. Desenvolvimento Urbano e Habitação Social; 7. Educação; 8. Emprego, Renda e Desenvolvimento Econômico; 9. Mobilidade Urbana; 10. Saneamento Básico:
Água e Esgoto; 11. Saneamento Básico: Drenagem e Resíduos; 12. Saúde; 13. Segurança Pública e Defesa Civil; 14. Tecnologia, Inovação e Cidades Inteligentes;
15. Gestão Democrática, Desburocratização e Humanização.
2.1
Após a elaboração de propostas para o tema específico
do grupo, será preenchido formulário individual apontando
direcionamento de futuro para sete temas gerais,
a saber: Área Social (educação, saúde, esporte,
cultura, etc.), Desenvolvimento Econômico, Habitação,
Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Segurança, Tecnologia,
Inovação e Cidades Inteligentes.
- DATA/LOCAL/HORÁRIO:
Os 29 bairros habitados do município receberão 21 oficinas
a serem realizadas nas escolas municipais no período noturno
(19h00min). As reuniões se darão a partir de março de 2023
até março de 2024, com exceção dos meses de janeiro e dezembro,
conforme programação a seguir:
2023 |
Mês |
Bairros |
|
Março |
Ocian |
|
Março |
Tupi |
|
Abril |
Anhanguera e Santa Marina |
|
Abril |
Tupiry |
|
Maio |
Aviação |
|
Maio |
Guilhermina |
|
Junho |
Quietude |
|
Junho |
Vila Sônia |
|
Julho |
Boqueirão |
|
Agosto |
Canto do Forte e Militar |
|
Agosto |
Glória e Antártica |
|
Setembro |
Sítio do Campo |
|
Setembro |
Nova Mirim |
|
Outubro |
Ribeirópolis |
|
Outubro |
Maracanã e Mirim |
|
Outubro |
Caiçara |
|
Novembro |
Esmeralda |
|
Novembro |
Samambaia |
2024 |
Mês |
Bairros |
|
Fevereiro |
Princesa, Flórida e Real |
|
Março |
Cidade da Criança e Solemar |
|
Março |
Melvi e Imperador |
- DURAÇÃO:
As oficinas terão duração estimada de 2h45min, conforme descrito abaixo:
- Credenciamento – 30 minutos;
- Abertura e apresentação inicial – 30 minutos;
- Exposição Técnica – 30 minutos;
- Debate – 45 minutos;
- Preenchimento do Formulário – 30 minutos.
- REGISTRO:
Após debate sobre o tema, cada grupo irá elaborar documento
com propostas de novas metas e diretrizes para o futuro da
cidade. Os registros das contribuições da população serão
utilizados nos estudos técnicos relacionados à etapa
seguinte dos trabalhos.
-
INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS INTERESSADOS:
As oficinas são abertas a todos os interessados, que deverão
assinar lista de presença e preencher o cadastro on-line.
No ato da inscrição, o interessado deverá escolher o grupo
da qual participará, a mudança de grupo deve ser evitada
e ficará condicionada à capacidade de acomodação de cada
sala.
6.1
Por questões de segurança, o número de participantes
fica limitado à capacidade de acomodação do local de realização,
conforme ordem cronológica de inscrição.
6.2
Em observância
à Lei n°. 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e demais
normativas aplicáveis sobre proteção de Dados Pessoais, os dados pessoais
coletados serão utilizados para fins de registro, divulgação e publicidade,
para fins estatísticos e demais estudos de planejamento.
- PROCEDIMENTOS
7.1
ABERTURA E APRESENTAÇÃO INICIAL: As oficinas terão início
com abertura e explanação da Prefeita ou de um representante
indicado pelo seu Gabinete, seguida do direcionamento para os
grupos temáticos conforme inscrição prévia.
7.2
EXPOSIÇÃO TÉCNICA: Apresentação do representante da pasta
responsável sobre o tema abordado em cada grupo, com demonstração
da caracterização atual da área e suas principais evoluções nos
últimos anos.
7.3
DEBATE: Discussão e formulação de documento com propostas
de novas metas e diretrizes do grupo sobre o tema.
7.4
PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO: Preenchimento e entrega de formulário individual com questionamentos
sobre os anseios da população para o futuro da cidade.
As manifestações deverão versar sobre propostas de futuro para o tema de cada grupo, sendo vedadas as manifestações não pertinentes.