Brasão de Praia Grande  

terça-feira
19 de março de 2024

 
 
PRAIA GRANDE
Imagem de uma praia
Orla de uma praia
Deque de Pesca Portinho

123

 
Praia Grande é um dos destinos mais procurados no litoral paulista. A Cidade está em constante desenvolvimento. Suas belezas naturais, opções de lazer e infraestrutura adequada multiplicam a cada ano o número de turistas e pessoas interessadas em fixar residência. Os 22,5 quilômetros de belas praias, orla urbanizada com coqueiros, quiosques e ciclovias, exemplificam com exatidão o cardápio de qualidade com ótimas opções que o Município disponibiliza para diversão. Tudo isso sem esquecer da população praia-grandense, sempre hospitaleira e receptiva.

Na alta temporada, a população flutuante de Praia Grande aumenta até quatro vezes, ultrapassando em determinados momentos, como Natal, Ano Novo e Carnaval, a marca de mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, de acordo com dados oficiais, 272 mil pessoas residem no Município. Um levantamento realizado pela Administração Municipal indica que esse número já ultrapassou a casa dos 300 mil habitantes.

A Cidade possui uma lista imensa de alternativas para divertir munícipes e turistas. Destaque para Fortaleza de Itaipu, Área de Lazer Ézio Dall’Acqua (conhecida como Portinho), a praças da Paz, do Barco e das Bandeiras, Palácio das Artes, Feiras de Artesanatos, estátuas de Iemanjá e Netuno, Capela Nossa Senhora da Guia, entre outras.

O Município vem atravessando um processo de desenvolvimento em todas as áreas ao longo dos últimos anos. Por conta desse momento positivo, Praia Grande se transformou em sinônimo de qualidade de vida, tranquilidade e infraestrutura completa, se tornando a escolha de moradia para muitas famílias que querem fugir de toda a agitação da capital e de outras cidades.

Dados divulgados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a estimativa populacional dos 5.565 municípios brasileiros comprovaram o que a Administração Municipal já observava e vinha se preparando para seus reflexos. Praia Grande lidera na Baixada Santista o quadro de estimativa populacional. A Cidade tem trabalhado para resolver as demandas apresentadas buscando oferecer melhor estrutura e equipamentos para população.

Não é de hoje que o praia-grandense se orgulha em dizer que mora em uma Cidade linda, cada vez mais moderna e reconhecida pelo pioneirismo no desenvolvimento de projetos que são referência no Brasil e na América do Sul, como a Infovia por fibra ótica e a Central de Monitoramento por câmeras. O melhor de tudo isso é que, com trabalho sério e intenso, existe um quadro extremamente favorável para que Praia Grande continue a trilhar o caminho do desenvolvimento!
 
Dados da cidade Distância entre as cidades
 Altitude  5 m
 Area  147 km2
 Bairros  32
 Clima   Subtropical Úmido
 Fuso Horário:  UTC-3 (Brasileiro)
 Latitude  24°00’S
 Longitude  46°00’W
 Pluviosidade  2000-2500mm a.a
 População  287.967(est. 2013-IBGE) /
   262.051 (Censo 2010-IBGE)
 Relevo  58% Plano – 42% Serras
 Temperatura Média  Verão: 24º / Inverno: 17
 Bertioga  40 KM
 Cubatão  18 KM
 Guarujá  30 KM
 Itanhaém  43 KM
 Mongaguá  24 KM
 Peruíbe  74 KM
 São Paulo  72 KM
 Santos  12 KM
 São Vicente  6 KM
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias