Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
28 de março de 2024

 
 
 
 
CAMINHOS DA CIDADE
 
BOQUEIRÃO
 
Foto bairro Boqueirão 01
Foto bairro Boqueirão 02
Foto bairro Boqueirão 03

Um dos lugares mais conhecidos de nossa cidade, por moradores e turistas, é o bairro do Boqueirão. Antigamente era chamado de Porto do Rei.
Segundo relatos, o Boqueirão era uma pequena vila com imensas áreas verdes, instalada em torno da principal via de acesso a São Vicente, a Av. Tupiniquins, a atual Av. Costa e Silva. Em 1909, aí foi erguida pela comunidade a capelinha de Santo Antônio do Boqueirão, que, posteriormente, foi demolida para a construção da igreja. Há pouco tempo, a igreja foi destruída por um incêndio.


 
     
 
JARDIM GUILHERMINA

 
 
Foto bairro Guilhermina
O bairro do Jardim Guilhermina é muito conhecido por moradores e turistas. Nele fica a Praça de Portugal, onde funciona uma feira permanente de artesanato e a praça de alimentação.
O Jardim Guilhermina começou com o loteamento em 1925. Os donos eram Heitor Sanchez Toschi e os irmãos Guilherme e Arnaldo Guinle. Eles se associaram e adquiriram uma área de sítios, com plantações de melancia e abacaxi, de 500m², de frente para o mar.
O nome, Guilhermina, foi uma homenagem à mãe dos irmãos Guinle.
A família Guinle era proprietária da Companhia Docas de Santos. O pai Eduardo P. Guinle iniciou a construção do cais santista em 1889.
Com o loteamento, vários operários chegaram na cidade em busca de trabalho. Naquela época, as condições de vida eram difíceis e muitos trabalhadores morreram por febres e doenças contagiosas.
No Jardim Guilhermina também foi construído o primeiro hotel da cidade, o Hotel dos Alemães, inaugurado em 14 de julho de 1928. Ele localizava-se na esquina da atual Av. Guilhermina e Av. Presidente Castelo Branco.

 
     
 
AVIAÇÃO

 
 
Em 1927, uma grande área da cidade começou a ser aterrada para a construção do Aero Club de Santos, inaugurado só em 1936. Este aeroclube ficou conhecido como Campo da Aviação. Foi ele que deu nome ao bairro.

 
     
 
CIDADE OCIAN

 
 
Foto bairro Ocian
Um dos marcos da Cidade Ocian é a estátua de Netuno. Na antiga mitologia greco-romana, Poseidon ou Netuno era o Deus do mar e das águas. E Ocian, o que significa?
A palavra Ocian é uma sigla: Organização Construtora e Incorporadora Andraus. Em 1955, esta empresa construiu um conjunto de 22 prédios, com 1350 apartamentos, que deram origem ao bairro Cidade Ocian.
Na época, a Praia Grande era um bairro de São Vicente, com poucos serviços urbanos. A construção dos prédios trouxe para cá uma infra-estrutura que não havia na região. Foram instalados geradores de energia elétrica, que funcionavam com óleo diesel, sistema de coleta e tratamento de esgotos e água encanada. Lojas, padarias e um próspero comércio passaram a ser estimulados por moradores e turistas.
 
     
 
SOLEMAR

 
 
Foto bairro Solemar
O movimento de emancipação política do município da Praia Grande se formou e teve início com Júlio Secco de Carvalho. Ele era dono de grandes áreas de onde se retirava lenha para comércio e fornecimento para a estrada de ferro Sorocabana. Com o esgotamento das reservas naturais a área foi loteada e vendida, dando início à vila e atual bairro de Solemar.
 
     
 
AVENIDA AYRTON SENNA

 
 
Na Av. Ayrton Senna da Silva fica o portal de entrada do município. Ela vai da rotatória até a Ponte Esmeraldo Tarquínio (Ponte do Mar Pequeno). Esta avenida era um antigo caminho, chamado Caminho do Rei, usado por aqueles que desembarcavam no Porto do Campo e iam em direção ao Boqueirão. Naquela época, as pessoas percorriam este caminho a pé, de carro de boi ou mesmo com mulas. Após a construção da Ponte Pênsil, com o aumento do número de pessoas chegando e saindo do município, o antigo Caminho do Rei se modificou. Para possibilitar acesso mais fácil e mais rápido aos lugares foi aberta a avenida, que recebeu o nome de Tupiniquins. Muito tempo depois, o nome foi substituído para Av. Ayrton Senna da Silva, em homenagem ao piloto de Fórmula 1.
 
     
 
AVENIDA MARECHAL MALLET

 
 
Foto Avenida marechal mallet
A partir de 1902, com a construção da Fortaleza de Itaipu, foi necessário abrir um caminho para facilitar o acesso até o local. Foi aberta então uma avenida com o nome de Joaquim Távora. Através do Decreto-Lei nº 69, de 22/07/1968, ficou denominada Av. Marechal Mallet, em homenagem ao patrono da Arma de Artilharia (Mal. Mallet).
Antes de ser construído o caminho, todo o material utilizado na construção da fortaleza foi transportado pelo mar. Pela Av. Mal. Mallet passavam os dutos que, durante muito tempo, transportaram o esgoto da cidade de Santos para ser jogado nas águas do mar de nossa cidade.

 
     
 
AVENIDAS PRESIDENTE COSTA E SILVA E CASTELO BRANCO

 
 
Foto Avenida costa e silva
Você já sabe que o nosso município foi emancipado em 1967. Nesta época, quem governava o país eram os militares, que impunham um regime político da ditadura. Os presidentes não eram eleitos pelo povo, havia pouca liberdade e quase nenhum direito para os cidadãos.
Por terem sido criadas quando da emancipação, grande parte das ruas de nosso município tem o nome de presidentes militares. Este é o caso da avenida Presidente Costa e Silva e da avenida Presidente Castelo Branco.
Antes do período militar, a avenida Presidente Castelo Branco tinha o nome de avenida Beira Mar. As pessoas costumavam chamá-la de "avenida da praia" por ser o caminho da orla da praia, beirando o mar.
 
     
 
AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY

 
 
Foto Avenida Presidente Kennedy
Observe a foto da avenida Presidente Kennedy. Como é esta avenida hoje? O que há nela? É muito ou pouco freqüentada pelas pessoas? Por quê?
Essa importante avenida era antigamente conhecida como avenida do Telégrafo Nacional. Por ela passava uma linha de telégrafo que ia do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. Nesse tempo, a avenida era apenas um caminho com vários postes de ferro fundido, aberto com a finalidade de manutenção da linha. Em toda sua extensão só havia postes e fios.
Em 1963, o presidente dos Estados Unidos, chamado John F. Kennedy, foi assassinado. Em sua homenagem a avenida do Telégrafo Nacional passou a ser chamada de Av. Presidente Kennedy.
 
     
 
     
  Banner Ouvidoria
   
   
  Fale conosco
   
  Avalie Ouvidoria
   
  Denuncia Maus Tratos
   
  Sic
   
  Portal Tranparencia
   
  Geo PG
   
  Licitações
   
  Licitações
   
  Crachá Digital
   
  Consultas Públicas
   
  Guias de Serviços Municipais
   
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias