OXFORD (ASTRAZENECA)
2ª Dose: NOVO INTERVALO PARA SEGUNDA DOSE- 8 SEMANAS
CORONAVAC
INTERVALO PARA SEGUNDA DOSE- 21 DIAS
PFIZER - NOVO INTERVALO PARA TODOS QUE VÃO TOMAR A 2ª DOSE:
21 dias para maiores de idade
8 semanas para menores de idade
INFORMAÇÕES GERAIS
GRUPOS EM VACINAÇÃO
1ª E 2ª DOSE
- Crianças de 5 a 11 anos de idade
- Pessoas a partir de 12 anos
3ª DOSE (DOSE ADICIONAL)
- Pessoas acima de 18 anos:
Pfizer, AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e Coronavac
Quem recebeu um desses imunizantes deve buscar a terceira dose 4 meses após tomar as 2 doses;
Janssen
Quem tomou a Janssen deve buscar a dose adicional com um intervalo mínimo de 2 meses após a vacinação de dose única;
- Pessoas imunossuprimidas ou com comorbidades acima de 18 anos que completaram esquema vacinal há 28 dias;
- Gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto) que tenham entre 12 e 17 anos e tomaram as 2 doses há 4 meses;
- Adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos que tomaram as 2 doses há 2 meses.
4ª DOSE (SEGUNDA DOSE ADICIONAL)
- Idosos acima de 60 anos;
- Pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos.>
LOCAIS DE VACINAÇÃO
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA (DAS 9h ÀS 16h)
EM TODAS AS 30 UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA (USAFAS)
SÁBADOS (DAS 9H ÀS 15H)
Local: Polo Ginásio Falcão - Av. Presidente Kennedy, s/nº - Bairro Mirim
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Documento oficial com foto; CPF e comprovante de residência nominal.
No caso de segunda, terceira ou quarta dose é necessário apresentar a carteirinha de vacinação com as doses já aplicadas.
Documentação 3ª/ 4ª dose imunossuprimidos:
As pessoas imunossuprimidas deverão levar o comprovante de vacinação com o esquema vacinal completo, além de documento pessoal, comprovante de residência e laudo ou receitas que comprovem a condição de saúde.
Documentação 3ª dose comorbidades:
Os pacientes com comorbidades deverão levar o comprovante de vacinação com o esquema vacinal completo há 28 dias, além de documento pessoal, comprovante de residência e documento que comprove a comorbidade ou deficiência (laudo médico/ exame ou receita);
DOCUMENTAÇÃO CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS
- Documento de identidade do responsável
-Comprovante de residência em nome do responsável
- Documento de identidade da criança (RG ou certidão de nascimento);
- Cartão do SUS da criança (se possuir)
- CPF da criança (se possuir)
- Caderneta de vacinação da criança
- documento que comprove a comorbidade ou o autismo (laudo médico) (SE FOR O CASO)
- Pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br (preferencialmente)
As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são:
Doenças Cardiovasculares, sendo: Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doença da aorta, dos grandes vasos e fistolas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados. Além de: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente, Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, Doença Cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos, Anemia falciforme, Obesidade mórbida, Cirrose Hepática, HIV.
POLOS DE VACINAÇÃO CRIANÇAS DE 5 ANOS COM E SEM COMORBIDADES
(segunda a sexta, das 9h às 16h)
1- Usafa Guilhermina - Av. Presidente Kennedy, nº 2100 – Guilhermina
2- Usafa Anhanguera - Rua Josefa Alves de Siqueira, 648 Anhanguera
3- Usafa Vila Alice - Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
4- Usafa Mirim I - Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
5- Usafa Real - Rua das Begônias, nº 453 – Real
6- Usafa Rio Branco - Av. Hugo de Carvalho Ramos, 1521 – Esmeralda
8- Usafa Guaramar - Av. dos Trabalhadores, nº 1717 - Glória
CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS COM E SEM COMORBIDADES/AUTISMO PODEM SER LEVADAS A QUALQUER UMA DAS 30 UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA (de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h)
AOS SÁBADOS: TODOS OS GRUPOS EM VACINAÇÃO - Ginásio Falcão (Avenida Presidente Kennedy, s/n, Mirim, das 9h às 15h).
As vacinas serão disponibilizadas de acordo com o envio das doses pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado.
Confira a documentação específica de cada grupo de vacinação: clique aqui
PARA AGILIZAR ATENDIMENTO E GARANTIR A SEGUNDA DOSE RECOMENDA-SE O CADASTRO NO SITE vacinaja.sp.gov.br
PRAIA GRANDE NO COMBATE AO CORONAVÍRUS
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Ouvidoria Municipal | COVID-19 | Serviços de Saúde
Ligue: 162 ou (13) 3496-2281
Ouvidoria Municipal: envie sugestões, elogios, reclamações e denúncias. | COVID-19: receba orientações sobre o vírus diretamente de profissionais treinados para realizar a triagem de casos. | Serviços de Saúde: Orientações de como acessar os serviços de saúde como agendamentos de consultas e exames, e posição em fila de espera de pacientes já agendados.
Horário de Atendimento
Ouvidoria Municipal: de segunda a sexta, das 9h às 16h | COVID-19: todos os dias, das 8h às 22h | Serviços de Saúde: todos os dias, das 8h às 20h
DECRETOS
AUXÍLIO FUNERAL
A Prefeitura de Praia Grande oferece auxílio às famílias da cidade com situação de renda insuficiente para arcar com os custos da urna funerária. Clique no botão "saiba mais" para saber como e onde solicitar:
SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)
O que é COVID-19?
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
Quais são os Sintomas?
Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:
Toque do aperto de mão contaminadas;
Gotículas de saliva;
Espirro;
Tosse;
Catarro;
Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Diagnóstico
O diagnóstico da COVID-19 pode ser realizado a partir de critérios como:
1 - O DIAGNÓSTICO CLÍNICO é realizado pelo médico atendente, que deve avaliar a possibilidade da doença, principalmente, em pacientes com a associação dos seguintes sinais e sintomas:
Febre, que pode estar presente no momento do exame clínico ou referida pelo paciente (sensação febril) de ocorrência recente.
Sintomas do trato respiratório (por exemplo, tosse, dispneia, coriza, dor de garganta)
Outros sintomas consistentes incluindo, mialgias, distúrbios gastrointestinais (diarreia/náuseas/vômitos), perda ou diminuição do olfato (anosmia) ou perda ou diminuição do paladar (ageusia).
Em crianças, além dos itens anteriores, considera-se também a obstrução nasal, a desidratação e a falta de apetite (inapetência), na ausência de outro diagnóstico específico.
Em idosos, deve-se considerar também, critérios específicos de agravamento como: síncope (desmaio ou perda temporária de consciência), confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite (inapetência).
O diagnóstico clínico da doença, também deve ser considerado em pacientes com doença grave do trato respiratório inferior sem causa clara, como é o caso de pacientes que se apresentem em Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nesta síndrome o indivíduo apresenta-se em franca dispneia/desconforto respiratório/dificuldade para respirar com saturação de oxigênio (O2) menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto (cianose) ou queixa de pressão persistente no tórax.
Em crianças, a SRAG apresenta-se com os sinais e sintomas anteriores, devendo ser observados sinais característicos de esforço respiratório, tais como, os batimentos de asa de nariz, tiragem intercostal, e, por fim, alteração na coloração das extremidades que ficam azuladas (cianose).
2 - O DIAGNÓSTICO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO é realizado pelo médico atendente no qual considera-se:
casos de paciente com a associação dos sinais e sintomas supracitados ou SRAG MAIS histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.
3 - DIAGNÓSTICO CLÍNICO-IMAGEM:
caso de sintomas respiratório mais febre ou SRAG ou óbito por SRAG que não foi possível confirmar ou descartar por critério laboratorial E que apresente alterações tomográficas.
4 - DIAGNÓSTICO LABORATORIAL - Caso o paciente apresente os sintomas respiratórios mais febre ou SRAG. O profissional de saúde poderá solicitar os seguintes exames laboratoriais:
De biologia molecular, (RT-PCR em tempo real) que diagnostica tanto a COVID-19, a Influenza ou a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) normalmente até o oitavo dia de início de sintomas.
Imunológico, que detecta, ou não, a presença de anticorpos em amostras coletadas a partir do oitavo dia de início dos sintomas. Sendo eles:
Imunocromatografia (teste rápido) para detecção de anticorpos;
Imunoensaio por Eletroquimioluminescência (ECLIA).
Pesquisa de antígenos: resultado reagente para SARS-CoV-2 pelo método de Imunocromatografia para detecção de antígeno.
5 - DIAGNÓSTICO LABORATORIAL EM INDIVÍDUO ASSINTOMÁTICO (pessoa sem sintomas) que realizou:
Exame de Biologia Molecular com resultado DETECTÁVEL para SARS-CoV-2 realizado pelo método RT-PCR em tempo real.
Exame de Imunológico com resultado REAGENTE para IgM e/ou IgA realizado pelos seguintes métodos: Ensaio imunoenzimático (ELISA) e Imunocromatografia (teste rápido) para detecção de anticorpos.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Lave sempre as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%.
Evite locais com aglomeração de pessoas e ambientes fechados.
Mantenha os ambientes ventilados, abra as janelas.
Descarte luvas e máscaras descartáveis usadas, embaladas em um saco plástico, sempre no lixo orgânico
Evite tocas os olhos, nariz e boca.
Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência
Não compartilhe copos, talheres e objetos pessoais.
Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação na Central de Atendimento pelos telefones 162 ou (13) 3496-2281.
Se precisar sair use máscara de tecido. O uso é obrigatório.
Use lenço descartável para assoar o nariz. Ao tossir ou espirras apoie no cotovelo, nunca nas mãos.
Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
ATENDIMENTO COVID-19
Hospital de Síndromes Gripais - Ginásio Falcão Endereço: Avenida Presidente Kennedy, s/nº, no Bairro Mirim Funcionamento: 24 horas
PROTOCOLOS DE FUNCIONAMENTO | GERAL
Selecione o Setor
Para fazer o download do arquivo de orientações
Seja voluntário
Pensando em um plano de ação para uma eventual necessidade, a Prefeitura de Praia Grande está realizando um cadastro de voluntários para apoio em serviços de diversas áreas no enfrentamento à propagação do novo coronavírus (Covid-19). Para se voluntariar, preencha o formulário abaixo.
Se necessário a Administração Municipal entrará em contato. Seu cadastro é muito importante e ajudará a salvar vidas.