Brasão de Praia Grande  

segunda-feira
27 de maio de 2024

 
 
 
    PLANO DIRETOR (2017 – 2026)

 
REVISÃO PLANO DIRETOR E REVISÃO/ELABORAÇÃO DE PLANOS SETORIAIS
 
Regulamento das oficinas públicas
(Aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano em 16/05/2013)
 
O presente regulamento estabelece os objetivos, bem como disciplina os procedimentos, a metodologia e a forma de participação dos vários agentes interessados nas Oficinas Públicas que tratam da Revisão do Plano Diretor do Município de Praia Grande e da elaboração e revisão de planos setoriais.

1. OBJETIVO: As oficinas públicas, abertas a qualquer interessado, têm por objetivo informar, debater e colher propostas de diretrizes e metas para os próximos dez anos junto à sociedade civil, com a finalidade de direcionar os estudos de revisão do Plano Diretor e elaboração ou revisão de doze planos setoriais conforme os anseios da população. A participação da sociedade civil constitui elemento fundamental no processo, assegurando transparência e promovendo ganho qualitativo na sua definição.

2. TEMAS: Serão formados 12 grupos de discussão, em cada grupo será abordado um dos temas listados a seguir: 1-Contingência de Proteção e Defesa Civil, 2-Macro e Micro Drenagem, 3-Saneamento Básico, 4-Mobilidade Urbana, 5-Segurança, 6-Desenvolvimento Econômico, 7-Meio Ambiente/ arborização, 8-Educação, 9-Saúde, 10-Assistência Social, 11-Habitação e Urbanismo, 12-Turismo, Esporte e Lazer.
Após a elaboração de propostas para o tema específico do grupo, será preenchido formulário individual apontando direcionamento de futuro para seis temas gerais, a saber: Área Social (educação, saúde, esporte, cultura, etc), Desenvolvimento Econômico, Habitação, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Segurança.

3. DATA/LOCAL: Os 27 bairros habitados do município receberão 21 oficinas a serem realizadas nas escolas municipais no período noturno ou aos sábados. As reuniões se darão a partir de maio de 2013 até novembro de 2014, com exceção dos meses de janeiro, julho e dezembro, conforme programação a seguir:
 
BAIRROS 2013
Cidade da Criança e Solemar Maio
Princesa, Flórida e Real Junho
Caiçara Agosto
Maracanã e Mirim Agosto
Ocian Setembro
Tupi Setembro
Aviação Outubro
Guilhermina Outubro
Boqueirão Novembro
Canto do Forte Novembro
BAIRROS 2014
Sítio do Campo Fevereiro
Glória e Antártica Março
Vila Sônia Abril
Tupiry e Quietude Maio
Núcleo Caieiras Junho
Anhanguera e Santa Marina Agosto
Nova Mirim Agosto
Ribeirópolis Setembro
Esmeralda Setembro
Samambaia Outubro
Melvi Novembro


4. DURAÇÃO: As oficinas terão duração de até 2h15min, após seu início, sendo 30 minutos para abertura e apresentação inicial, 15 minutos para exposição técnica, 1 hora para debates e formulação de propostas e 30 minutos para preenchimento de formulário.

5. REGIStrO: Após debate sobre o tema, cada grupo irá elaborar documento com 5 propostas de novas metas e diretrizes para o futuro da cidade.O registro das contribuições da população será a base dos estudos técnicos relacionados à etapa seguinte dos trabalhos.

6. INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS INTERESSADOS: As oficinas são abertas a todos os interessados, que deverão assinar lista de presença e preencher o cadastro. No ato da inscrição, o interessado deverá escolher o grupo da qual participará, a mudança de grupo deve ser evitada e ficará condicionada à capacidade de acomodação de cada sala.

7. PROCEDIMENTOS
    7.1. ABERTURA: As oficinas terão início com explanação de um representante do gabinete do prefeito, seguida do direcionamento para os grupos temáticos conforme inscrição prévia.
    7.2. EXPOSIÇÃO TÉCNICA: Apresentação do representante da pasta responsável sobre o tema abordado em cada grupo, com demonstração da caracterização atual da área e suas principais evoluções nos últimos anos.
    7.3. DEBATE: Discussão e formulação de documento com cinco propostas de novas metas e diretrizes do grupo sobre o tema.
    7.4. FORMULÁRIO: Preenchimento e entrega de formulário individual com questionamentos sobre os anseios da população para o futuro da cidade.

As manifestações deverão versar sobre propostas de futuro para o tema de cada grupo, sendo vedadas as manifestações não pertinentes.

  Banner Ouvidoria
   
   
  Fale conosco
   
  Avalie Ouvidoria
   
  Denuncia Maus Tratos
   
  Sic
   
  Portal Tranparencia
   
  Geo PG
   
  Licitações
   
  Licitações
   
  Crachá Digital
   
  Consultas Públicas
   
  Guias de Serviços Municipais
   
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias